Uma vez que os pneus são o único ponto de contacto entre o veículo e o solo, estes tornam-se determinantes para a estabilidade do carro e, sobretudo, para a segurança dos passageiros. Seja em carros usados ou novos, os pneus deverão sempre ser alvo de grande atenção por parte dos seus proprietários.
Mas, como saber quando é que devem ser trocados? Confira, aqui:
1. Verifique a profundidade do relevo dos pneus:
Este é um indicador crucial da segurança e do desempenho do carro. Trata-se das ranhuras na superfície da borracha que, se não tiverem a profundidade ideal, a travagem e a estabilidade do carro ficam comprometidas. Desta forma, deverá, ao longo do tempo de utilização, ir verificando, tendo em conta os seguintes parâmetros: de acordo com a lei, a profundidade mínima permitida é de 1,6 milímetros. No entanto, para garantir uma segurança plena e sem preocupações, não deverá deixar que atinjam uma profundidade menor do que 3 milímetros.
2. Confirme se existe desgaste irregular
São várias as razões que podem levar a um desgaste irregular dos pneus e, consequentemente, a uma condução instável: seja devido ao estilo de condução; à pressão inadequada ou problemas mecânicos associados à suspensão, transmissão ou equilibragem. Assim, certifique-se se existe um desgaste anormal do piso do pneu nas laterais, no centro ou mesmo de um pneu relativamente ao seu par no eixo, de forma a não comprometer a sua segurança, sobretudo quando circula em alta velocidade ou nas curvas. Deverá também tratar o problema que originou o tal desgaste irregular, junto de um profissional.
3. Certifique se existem cortes ou fissuras
Circular com um corte ou fissura no pneu é extremamente perigoso e pode até mesmo provocar um rebentamento repentino durante a condução. São várias as causas possíveis para que isto possa acontecer: colisão com objetos pontiagudos na estrada; exposição prolongada ao sol ou simplesmente acontecer com o tempo, à medida que os pneus envelhecem. Por isso, não poupe na atenção quando verificar este ponto.
4. Verifique as marcas de envelhecimento
Mesmo não existindo nenhum dos pontos referidos anteriormente, a verdade é que os pneus podem simplesmente envelhecer, tornando a borracha mais ressequida. Isto pode, também, levar a uma perda de aderência e à redução da segurança na estrada.
Além de tudo isto, é aconselhado que, passados 5 anos após a montagem do pneu, este deva ser inspecionado anualmente por um especialista e que, passados 10 anos da data de fabrico (ver na lateral a data de fabrico), o pneu seja substituído, independentemente do seu estado. No entanto, se for um carro com grande circulação, a troca deve ser feita a cada 40.000 Km – 50.000 Km.
Não se esqueça, também, de manter a pressão dos pneus adequada, de forma a preserva-los adequadamente.
Não interessa se se trata de carros usados ou novos. A atenção a ter com os pneus dos mesmos deverá sempre ser uma prioridade.