Os carros de caixa automática são, para muita gente, os carros de eleição no que toca à facilidade de condução. No entanto, há cuidados a ter que são essenciais para o seu bom funcionamento e uma vida útil mais duradoura.
Confira, a seguir, algumas dicas.
1. Verificar e trocar o óleo de transmissão
Este é um dos pontos mais importantes. Pois, o óleo da caixa de velocidades automática é crucial para o seu bom funcionamento, uma vez que lubrifica e arrefece as partes internas da mesma. Assim sendo, deverá verificar regularmente o nível e a qualidade do óleo do seu carro automático e seguir as recomendações do fabricante para as trocas periódicas.
2. Evitar acelerações bruscas
Evitar acelerações bruscas ajuda a reduzir a pressão na transmissão. Assim sendo, deverá sempre pisar o pedal do acelerador com suavidade e acelerar gradualmente. O mesmo se aplica às travagens, em que deverá evitar travagens bruscas para não sobrecarregar o sistema de travagem e a própria transmissão. Para garantir que o seu carro automático funcione sem problemas por muitos anos, é crucial praticar uma condução suave.
3. Colocar o carro em “ponto morto” nas paragens longas
Em situações de trânsito intenso, ou, por exemplo, em longas paragens em semáforos, não é aconselhável manter o carro em "D(rive)" com o pé no travão. Em vez disso, prefira deixar em N “ponto morto” ou, até mesmo em P(ark). Assim, permitirá que o calor gerado na transmissão se dissipe, reduzindo o desgaste ao mínimo.
4. Utilizar o Travão de Estacionamento
Muitas vezes, utiliza-se a posição P(ark) quando estacionado para substituir o travão de estacionamento, mas deve-se sempre recorrer ao tradicional comando, (conhecido como “travão de mão”). Independentemente de a superfície de estacionamento ser plana ou inclinada, o travão de estacionamento deve sempre ser acionado. Além de manter o veículo seguro e imóvel, também reduz a pressão exercida sobre a transmissão quando o carro está estacionado.
5. Evitar sobrecarregar o carro
Sobrecarregar o veículo regularmente pode exercer pressão adicional sobre a transmissão. Ao evitar fazê-lo, garantirá que a transmissão e outros componentes do automóvel não sejam submetidos a pressões excessivas. Se é comum transportar materiais pesados, considere investir num carro apropriado para tal.
6. Utilizar corretamente os modos de condução
Evite trocar de posições da caixa de velocidades enquanto o veículo estiver em movimento. Isso pode causar danos à transmissão e comprometer a sua segurança. Por exemplo, não mude de "Drive" para "Reverse" enquanto está em movimento.
Com estes cuidados, a vida útil da caixa automática do seu carro pode ser significativamente prolongada. Cada modelo pode, obviamente, ter especificações diferentes. Portanto, o ideal será sempre consultar os recomendações do fabricante para respeitar os intervalos de manutenção e os cuidados específicos para o seu carro automático.